
O trecho destacado por Silval vai do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, ponto de partida do modal, até a primeira parada após a entrada em Cuiabá, logo após a ponte Júlio Müller, na região do Porto. A entrega, contudo, não significa o início das operações, uma vez que ainda deverá ser realizado um teste de 90 dias.
Barbosa participou dos testes. Uma das composições percorreu um trajeto 1,4 quilômetro, do Centro de Manutenção passando pelo Viaduto Aeroporto, Estação Aeroporto, se estendendo pela avenida João Ponce de Arruda, até a esquina com a rua Coronel Gonçalo de Figueiredo. A energização da rede aérea de tração do VLT só foi possível após energização da subestação energética do VLT.
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, com a movimentação do trem, mesmo em curta distância, é possível checar o funcionamento os sistemas elétricos, abertura e fechamento das portas, acendimento das luzes internas e faróis, mecânicos como aceleração e frenagem e pneumáticos do trem.


