Os vereadores analisam em primeira votação, na sessão de segunda-feira (15), o projeto da prefeitura que institui o estacionamento rotativo pago na região central, denominado “zona azul”. A análise inicial estava prevista para semana passada, mas acabou retirado de pauta devido o pedido de vistas da vereadora Zeila Benevides (PSDB), para analisar detalhadamente a proposta. O trâmite deve seguir as três votações.
É apontado que se o projeto for aprovado, os veículos de passageiros e de carga de duas a cinco toneladas deverão pagar para estacionar na área central. A tarifa será estabelecida por um decreto da prefeitura. A medida foi cobrada por proprietários de empresas e os veículos estacionados irregularmente poderão ser multados e até removidos. A gestão e a concessionária do sistema não teriam qualquer responsabilidade sobre os veículos estacionados na zona.
O horário de funcionamento deverá ser de segunda à sábado das 8h às 18h. As vias que farão parte serão instituídas após a aprovação do projeto, mas uma delas deve ser a Júlio Campos, a principal da cidade, que tem movimento intenso.
Na mensagem do projeto, a prefeitura ainda lembrou a frota veicular do município vem crescendo de forma acelerada, atingindo atualmente a marca de 85 mil veículos cadastrados junto ao Departamento Estadual de Trânsito. “Com base nessa evolução, acreditamos que em poucos anos, Sinop irá atingir aproximadamente 200mil veículos em circulação. Nesse contexto, torna-se imperioso a reordenação do trânsito, com ênfase na segurança, contemplando ainda o uso racional das vagas de estacionamento”.