PUBLICIDADE

Três partidos de MT perdem dez minutos de propaganda partidária

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) condenou PSDB, PSC e PP à perda de dez minutos do tempo disponível para inserção da propaganda partidária gratuita no rádio e televisão. Os partidos foram condenados porque nas inserções de propaganda partidária veiculadas no primeiro semestre deste ano, não respeitaram a participação da cota feminina mínima exigida por lei.

No total, cada partido perderá 20 minutos do tempo destinado para a realização de inserções de propaganda partidária, sendo dez em rádio e outros dez em televisão. O desconto será efetuado no próximo semestre em que for autorizado veiculação de inserções.

A decisão foi proferida pela Corte na sessão plenária, hoje, ao julgar procedente representações interpostas pelo Ministério Público Eleitoral. O MPE requereu a condenação dos três partidos base no argumento de que os mesmos realizaram inserções de propaganda partidária no primeiro semestre deste ano, sem a participação da cota feminina mínima exigida por lei.

A relatora das três representações, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, explicou nas inserções das propagandas partidárias produzidas pelos partidos e veiculadas nas emissoras de rádio e televisão, em nenhum momento há qualquer referência à participação política feminina.

“O partido que contrariar a lei, será punido quando a infração ocorrer nas transmissões em inserções, com a cassação do tempo equivalente a 5 vezes ao da inserção ilícita, no semestre seguinte. Como as inserções totalizaram 20 minutos, há de se aplicar como punição ao partido infrator a cassação de 5 vezes o tempo equivalente a 10% daquele tempo total de veiculação, o que corresponde a dez minutos, a serem subtraídos no próximo semestre em que houver semelhante veiculação”.

A propaganda partidária é aquela realizada pelas legendas na divulgação de suas ideologias e conteúdos programáticos no intuito de conseguir novos filiados e simpatizantes. Não há portanto, vinculação a um pleito eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE