PUBLICIDADE

Juca do Guaraná tenta reverter no TSE pedido de desistência ao Senado

PUBLICIDADE

O advogado José Antônio Rosa ingressou com mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso coloque novamente no sistema de registros de candidaturas (RCAND) o candidato ao Senado Federal Lídio Barbosa, o “Juca do Guaraná Filho” (PTdoB). Na sessão da última terça-feira (12), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu, por unanimidade, o pedido de registro de candidatura dele para o mesmo cargo.

Sem CNJP e registro de candidato, Juca fica impedido de fazer campanha, confeccionar santinhos e cartazes ou ter direito a um espaço no horário eleitoral gratuito. “É um prejuízo ao candidato, pois ele não poderá fazer a campanha, por isso queremos que ele seja colocado no RCAND enquanto tramita o recurso dele”.

No dia 14 de julho, em um documento protocolado no TRE-MT, ele comunicou a desistência de participar da campanha eleitoral alegando motivos pessoais. Contudo, a desistência dele não foi acatada pelo partido, pois o nome de Juca foi aprovado na convenção partidária.

Nos embargos de declaração interposto no TRE na tentativa de voltar atrás e continuar como candidato foi alegado que o PTdoB apresentou pedido de substituição da candidatura renunciada e que o tribunal negou dar seguimento a tal pedido, tendo feito apenas a juntada a estes autos de registro de candidatura. Segundo sustenta o embargante, o indigitado “pedido de substituição” , ainda que conste a mesma pessoa do candidato renunciante, deveria formar um novo processo.

O relator do caso, Pedro Francisco da Silva, rejeitou a contestação sustentando que a renúncia ao registro de candidatura, homologada por decisão judicial, impede Juca de concorrer ao mesmo cargo na mesma eleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministra diz que estudos de ferrovia bioceânica cortando MT ficam prontos em menos de 2 anos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou...

Aprovado projeto de senadora de MT endurecendo penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Constituição...

Ministro defende ferrovia Sinop-Miritituba mas diz que projeto dependerá de dinheiro público

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira...
PUBLICIDADE