As expressões da cultura popular mato-grossense, representadas pela dança dos Mascarados de Poconé, do Boi a Serra de Santo Antônio do Leverger, do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade, do Siriri com o Flor Ribeirinha, de Cuiabá, também lambada e dança afro, entre outras, irão se misturar com apresentações vindas do Chile, Argentina e Paraguai. Esses países estarão presentes no “4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular”, que será realizado entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante o “31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses”. A entrada é gratuita.
O Projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Grupo Itaú, por meio de incentivos fiscais da Lei Rouanet e visa o intercâmbio da cultura popular, não só do Estado, mas do Brasil e dos países da América do Sul, cujo tema do evento central, que reúne os 141 gestores, é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, promovido pela Associação Mato-grosssense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa.
Uma vez que a Cultura é considerada um elemento estratégicode construção da ordem democrática e do desenvolvimento das políticas públicas, conforme destaca a coordenadora do 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular, Elaine Parizzi, “se faz necessária a proteção e a promoção da diversidade dos conteúdos e expressões culturais”.
Portanto o vigor da cultura popular de Mato Grosso é uma das vertentes da programação do Encontro de Prefeitos, bem como o 13º Encontro de Primeiras-damas, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
“Somos mestiços. Não apenas etnicamente, mas também culturalmente. Assim sendo, entendemos que para formular um projeto de Políticas Públicas de Cultura é preciso que contemple não só aos brasileiros, mas também os países vizinhos, pois cada sociedade, grupo social ou indivíduo tem um conjunto de expressões singulares”, assinalou Parizzi.


