PUBLICIDADE

Cuiabá: relatório do TCE identifica atrasos e obras não serão entregues antes da copa

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado apresentou, esta tarde, o segundo relatório com os resultados dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo. O documento traz as observações a respeito das 16 obras (17 contratos) vistoriadas desde fevereiro, quando a comissão foi instituída. Neste relatório, além da verificação dos cronogramas de execução, condições e qualidade dos serviços realizados até o momento foi abordada a situação dos repasses do governo federal e os pagamentos às empresas contratadas. Em anexo ao relatório estão as fotos recentes de todas as obras vistoriadas.

Foi detalhada a relação de obras que a Secopa se comprometeu a entregar até o dia 31 de maio e as observações que a auditoria realizou ao vistoriar cada um delas. Foi destinado um tópico para tratar de cada uma das obras, com as informações de que o controle externo dispõe. A Comissão identificou atraso nos repasses dos recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), do Ministério do Esporte e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

No caso do VLT, as ações foram divididas em dois trechos: Aeroporto/Porto e do Bairro Porto até o Viaduto da Sefaz. As obras da Trincheira Km 0 e avenida da FEB foram consideradas preocupantes de serem concluídas dentro do prazo compromissado (31/05).

A Comissão reiterou a preocupação em relação à Trincheira do Santa Rosa, objeto de determinação em medida cautelar, principalmente quanto à terraplanagem e pavimentação das marginais.

Quanto aos Centros Oficiais de Treinamento (COT), do Pari e da UFMT, não há condições de cumprimento da meta de total conclusão da obra até 31 deste mês. Houve poucos avanços desde a última inspeção (19 de abril). A única evolução realmente relevante foi no gramado. Foi constatado algum avanço na parte interna do prédio, no vestiário (piso) e uma laje que foi finalizada. A quantidade de operários foi considerada insuficiente, mas o atraso na execução, de grande parte da obra, se deve à falta de material de acabamento, confirmando o que já havia sido detectado nas últimas vistorias e alertado no relatório anterior. É certo que o COT-Pari não estará totalmente concluído até o início da Copa do Mundo.

A Estrada da Guarita, no trecho de acesso ao COT do Pari, permanece com buracos e patologias, segundo a comissão a situação é pior do que a detectada nas últimas vistorias, pois não foram corrigidas as falhas apontadas anteriormente e agravaram-se as más condições da pista. Contudo, há a possibilidade de conclusão até o início da copa se a construtora adotar o regime de três turnos, com grande quantidade de operários e com todos os equipamentos necessários à disposição.

É importante ressaltar que o trabalho da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa é atividade suplementar à fiscalização e ao controle externo das despesas realizadas pela unidade gestora do Poder Executivo (Secopa). A análise minuciosa dos atos de gestão se dará no julgamento da prestação de contas anual do fiscalizado. O intuito da criação da comissão foi o de colaborar com a eliminação de entraves na execução das obras e de informar à sociedade quanto à evolução das mesmas.

Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu o compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do Fifa Fan Fest.

(foto: assessoria – Centro de Treinamento do Pari, em Várzea Grande)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE