PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa reduzirá número de sessões

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa deve concentrar as quatro sessões semanais em apenas dois dias. A medida que seria implantada no segundo semestre será antecipada para o próximo mês em função dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. O governo do Estado já havia flexibilizado o horário para os servidores em dias de jogos do Brasil e nas partidas que acontecerão na Capital, quatro no total.

Pelo regimento da Casa, as quatro sessões são realizadas três vezes por semana, sendo uma na terça-feira, duas na quarta e uma quinta. Conforme as discussões internas, a quantidade continuará a mesma, apenas concentradas em dois dias, às terças e quarta-feiras.

A mudança deverá ocorrer de junho – quando inicia o Mundial de futebol, até outubro, data do segundo turno das eleições próximas. Os parlamentares deverão aproveitar o período para intensificar a campanha no interior do Estado, já que a maioria tem base eleitoral fora da Grande Cuiabá.

Dos 24 deputados, a maioria vai disputar a reeleição. Mesmo os parlamentares que ficarão de fora da disputa deste ano terão algum envolvimento com o pleito, já que têm compromisso em apoiar amigos, correligionários e familiares.

Os deputados José Riva (PSD), João Malheiros (PR), Luiz Marinho (PTB) e Alexandre César (PR) já declinaram de uma nova disputa na eleição deste ano. Desde o início do ano, a falta de quórum em plenário tem sido constante na Assembleia Legislativa para a aprovação de matérias. Projetos considerados prioritários, como a apreciação do MT Prev, continuam em tramitação na Casa.

Também por ser um ano eleitoral, aumentou o rodízio dos partidos políticos na Casa. Na atual composição, cinco parlamentares estão licenciados. O acordo prevê dar palanque ao suplente e, consequentemente, trabalhar alguns projetos e ficar mais próximo da base.

Os deputados Guilherme Maluf (PSDB), Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), Luciane Bezerra (PSB), Ademir Bruneto (PT), e Ezequiel Fonseca (PP) estão afastados do Legislativo por um período de 121 dias. Eles cederam espaço para os suplentes Carlos Avalone (PSDB), Adalto de Freitas, o Daltinho (SDD), Márcio Pandolf (PDT), Neldo Weirich (PR) e Deucimar Silva (PP). Todos eles têm projetos para uma nova disputa proporcional este ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior UBS de Lucas do Rio Verde será inaugurada na próxima semana; R$ 6,3 milhões

A prefeitura inaugura na próxima segunda-feira (15), às 16h,...

Nova Mutum vence 2º Prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação...

STF retoma julgamento de Bolsonaro e mais sete réus; Moraes vota

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma...
PUBLICIDADE