
"Achei estranha a posição do senador que (ele) sempre defendeu a FICO, participou de audiências públicas afirmando ser uma solução estratégica e importante para desenvolvimento do Centro-Oeste. E agora, de uma hora para outra, vem com essa proposta, sem consultar as bases, as entidades de classe. Consultei Aprosoja (Associação Produtores de Soja), Ampa (Associação Produtores Algodãoe ninguém foi ouvido. Simplesmente, ele e (diretores) traddings tiveram audiência com ministro dos Transportes para apresentar essa proposta. Até então, Blairo não tomava medidas isoladas, sem consentimento de quem ele representa. Não combina com ele. De uma hora para outra ele se manifesta na mídia nacional contra a FICO !. É muito estranho", expõe o prefeito.
"Faltou lealdade (de Blairo) com o setor ( agrícola) e com o Estado como o todo. É muito estranho isso", disse. Não consigo entender por que e ele certamente vai ter que explicar. Eu vou continuar coerente a proposta da FICO. Governo federal não mudou nada, o que houve tentativa do senador em desconsiderar a fico. Tô depecionado dele com a atitude dele", atacou o prefeito, que no governo de Blairo havia sido secretário de Agricultura.
"A Ferrovia Centro-Oeste fiz 5 anos que é discutida em audiências públicas, o projeto tá aprovado, teve licenciamento, está pronta para licitar e agora (ele) vem desconsiderá-la e dizer que precisa fazer outras. É muito estranho. Houve tentativa do senador em desconsiderar a FICO", emendou Pivetta. "Não procurei falar com ele. O setor é bem representado e as entidades do setor precisam fazer com que ele venha a público esclarecer isso", apontou. "O projetos para as outras ferrovias não representa concorrência entre ferrovias. Se eu for falar, eu vou ser indelicado e prefiro que o setor cobre. Ele foi nessa audiência (com ministro para defender mudanças no traçado da FICO) com diretores das Traddings ABCD", concluiu.
Na última audiência sobre a viabilidade da ferrovia passando por Mato Grosso e indo até Rondônia, Blairo defendeu a viabilidade financeira e chegou a apontar que em 5 anos "se pagaria", ao comparar redução no frete, rapidez no transporte e outros fatores positivos.
O projeto da FICO contempla vários municípios mato-grossenses para escoar a produção – Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Campos de Julio e Comodoro.
A presidente Dilma disse, em fevereiro, quando visitou Lucas do Rio Verde, que deve autorizar neste semestre o início das obras da ferrovia, que custará R$ 6 bilhões.


