PUBLICIDADE

Prefeitos de MT se articulam para cobrar aumento nos repasses do FPM

PUBLICIDADE

O superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Darci Lovato, coordenará na próxima semana ações que visam assegurar no Estado a participação dos 141 prefeitos no ato nacional de “paralisação das gestões públicas nos municípios no dia 11 de abril”. Ele, o presidente da instituição, Valdecir Luiz Colle, e comitiva de prefeitos de Mato Grosso, integraram ontem, em Brasília, a mobilização nacional que debateu a lista extensa de reivindicações, como a revisão do Pacto Federativo e itens prioritários, caso do aumento do repasse sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Discutimos o detalhamento dos principais pontos requeridos pelos municípios. Existe uma preocupação nas gestões públicas porque a distribuição dos recursos precisa ser reavaliada, contemplando as prefeituras de acordo com o crescimento das demandas. E vamos debater no Estado a forma do ato de paralisação, porque serão garantidos os serviços essenciais à população”, disse Darci Lovato.

Representante da entidade em Brasília, Flávio Daltro (PSD), também fez parte dos debates, chamando a atenção da bancada federal para o esperado apoio “as causas municipalistas”. As melhorias em torno do FPM dependem do aval do Congresso. No Senado, tramita proposta de emenda à Constituição (PEC 39/2013) que trata do aumento do repasse do fundo em 2%. O mesmo tema está contido na PEC 341/2013, na Câmara Federal.

A Marcha em Defesa dos Municípios está marcada para o período de 12 a 15 de maio. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff (PT) será “cobrada” pelos gestores para atendimento às solicitações. Considerando o ano eleitoral, gestores poderão confirmar nas urnas a “insatisfação” com o tratamento dispensado aos municípios pelo governo federal. Prefeitos também avaliarão propostas de adversários de Dilma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador inaugura dia 18 trecho duplicado da 163 entre Sinop e Nova Mutum

O governador Mauro Mendes, o vice, Otaviano Pivetta, o...

Prefeitura vai locar veículo especializado para prevenção de enchentes em Sinop; R$ 890 mil

A administração pública em Sinop homologou, na última semana,...

Sinop: salário de vereadores deve ter reajuste e ir para R$ 21,9 mil

As comissões permanentes da câmara passam a analisar o...
PUBLICIDADE