PUBLICIDADE

Presidente de Cuba se reúne com Lula e Blairo

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador mato-grossense Blairo Maggi (PR) – um dos líderes do agronegócio nacional, foram recebidos, esta manhã, em Havana, pelo presidente cubano, Raúl Castro, e conversaram sobre a produção de energia na ilha da américa central.

Blairo, que já foi o rei da soja no Brasil (título hoje dado ao seu primo, Erai Maggi que é maior plantador) aproveitou para compartilhar com os cubanos a experiência brasileira na produção da oleagionosa, outra cultura em potencial na ilha. O Instituto Lula informa que, amanhã, o ex-presidente e Blairo devem visitar uma fazenda cubana onde é plantada soja (não foi informada se a variedade é transgênica ou convencional).

Lula e Castro estão debatendo e compartilhando "experiências sobre energia e agricultura”, uso da biomassa na matriz energética cubana. O grupo empresarial que Blairo lidera também atua no setor de energia elétrica sendo acionista em 5 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em Sapezal e Campos de Julio e uma termoelétrica no Amazonas. A maior hidrelétrica é a Segredo, localizada em Sapezal, com geração de 26 megas. A tradding Amaggi (armazéns e indústrias) tem atuação na Argentina, Noruega, Suíça e, recentemente, iniciou negócios no Paraguai.

Nos bastidores políticos, circula que Blairo e Lula também estão conversando sobre as eleições em Mato Grosso. O ex-presidnete tem defendido que Blairo dispute terceiro mandato de governador mas ele tem resistido e quer continuar no Senado. Com Blairo encabeçando a chapa, o PT manteria as chances de continuar no governo estadual e também teria um 'palanque forte' em Mato Grosso para Dilma Rousseff, que disputará a reeleição. Lula tem defendido que Blairo uniria PT e PMDB, além de seu partido PR, mantendo a aliança no segundo mandato dele no governo estadual e no atual, do peemedebista Silval Barbosa. Aos aliados mato-grossenses, Blairo tem reiterado que não disputará o pleito e, há poucos dias, afirmou que os pré-candidatos são o ex-prefeito Mauricio Tonhá e seu suplente José Aparecido Santos (Cidinho).

Outra articulação que estaria sendo feita é para que o juiz federal Julier da Silva seja candidato pelo PT ao governo com apoio de Blairo.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carla Zambelli renuncia mandato de deputada após STF manter cassação

A Câmara dos Deputados informou, hoje, que a deputada Carla...

Nova Mutum estima economia de R$ 24 milhões em licitações no ano

A economia total em licitações neste ano atingiu R$...
PUBLICIDADE