PUBLICIDADE

Sorriso terá 6% da área alagada e Rossato cobra compensação por usina

PUBLICIDADE

Sicredi Sorriso inauguração outubro 2013 - 3 Dilceu Rossato (Junior Groffi)Quatro prefeitos da região Norte e o deputado federal Nilson Leitão se reuniram com representantes da empresa Novo Norte Energia, debatendo a compensação pela área que será inundada com a construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop. O projeto prevê alagamento de áreas dos rios Verde e Teles Pires, que cortam o município de Sorriso. A data que as obras iniciarão ainda não foi anunciada pela empresa, mas deve durar entre 4 e 5 anos. Os estudos já apontam os impactos nos municípios que precisarão investir mais em saúde, educação, habitação e também precisão ter mais segurança porque milhares de pessoas vão para a região trabalhar na obra.

“Fomos cobrar dos responsáveis que eles apresentem programas de monitoramento e de redução dos impactos ambientais, além de projetos que atendam os moradores de assentamentos atingidos, e incluam outras medidas sociais. Em Sorriso, teremos cerca de 6% de área do município alagada. Depois de pronta, a hidrelétrica deve gerar com a arrecadação de royalties cerca de R$ 285 mil, por ano, para o município”, explicou o prefeito Dilceu Rossato, através da assessoria.

O relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a área a ser usada para a construção da usina de Sinop, tanto para obra, quanto para a barragem, será de 33,7 mil hectares, sendo que 30,3 mil hectares inundados, incluindo áreas produtivas pertencentes aos municípios de Sinop, Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte.

Os prefeitos de Claudia, João Batista, e de Itaúba, Raimundo Zanon, também estiveram no encontro. Conforme Só Notícias já informou, a UHE Sinop compõe um complexo de cinco hidrelétricas no Teles Pires. O início das obras da usina está previsto para março deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...
PUBLICIDADE