PUBLICIDADE

Processo que pode resultar em afastamento de conselheiro do TCE entra na reta final

PUBLICIDADE

A sentença do processo envolvendo o pedido do Ministério Público Estadual pedindo anulação do ato de nomeação do ex-deputado estadual Sérgio Ricardo para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em 2012, pode sair ainda este ano. A última movimentação aponta que já foram protocoladas pela defesa provas, não divulgadas, contra acusação de ter comprado a vaga. A análise cabe, agora, ao juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior, da Vara Especializada de Ação Civil Pública da Comarca de Cuiabá.

A ação foi originada a partir do desdobramento da operação Ararath, da Polícia Federal, que desarticulou esquema de lavagem de dinheiro, operado pelo empresário Gérson Mendonça. Em outra ação estão arrolados com réus inclusive, o ex-governador Silval Barbosa e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva. A denúncia forjaram documentos em favor de empresas, que representavam créditos junto a Assembleia, bem como realizaram empréstimos fraudulentos e outros desvios de recursos públicos que serviram como adiantamento à compra da vaga de conselheiro.

O órgão apontou ainda que as tratativas para a antecipação da aposentadoria do então conselheiro Alencar Soares iniciaram em 2009, quando Sérgio e o deputado José Riva, segundo o MPE, teriam contraído empréstimo junto a conta corrente operada por Gérson no valor de R$ 2 milhões para cada um. O valor teria sido usado para aquisição da vaga, segundo o MP.

No final do ano passado, então juíza responsável pelo caso, Celia Regina Vidotti, não descartou na possível nova análise conceder o pedido de liminar do Ministério para afastamento do conselheiro, apesar de ter negado liminar apontando não ter sido comprava essa necessidade.

Outro lado- Nos autos, Sério Ricardo nega as acusações e qualquer ilicitude envolvendo a indicação dele para o TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE