PUBLICIDADE

Taques vai nesta 6ª a Montevidéu e participará de seminário com presidente do Uruguai

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques participa, nesta sexta-feira, em Montevidéu, no Uruguai, do Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais do Brasil). O chefe do Executivo mato-grossense debate o tema democracia junto a outros membros do setor público brasileiro e uruguaio.

Professor de Direito Constitucional, Pedro Taques defende o regime democrático como ferramenta importante para a concretização de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos. Para ele, a democracia se fundamenta na defesa da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. "A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um Estado mínimo, um Estado que cumpra seus deveres", afirma o chefe do Executivo estadual.

Apesar do atual cenário de crise política e econômica no Brasil, Taques destaca que as instituições no Brasil estão em pleno funcionamento e garantem a independência em relação ao Poder Executivo.

O Meeting Internacional reúne, há duas décadas, líderes de grandes grupos empresariais e membros do setor público com o objetivo de fortalecer relacionamentos e promover oportunidades de negócios bilaterais entre o Brasil e países com potencial de intercâmbio econômico, comercial e cultural. É um importante estímulo às relações econômicas e diplomáticas do país.

O Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão contará com a presença do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez; os ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga e do  Uruguai, Luis Alberto Lacalle; governadores do Rio de Janeiro, Luiz Pezão e de Goiás, Marconi Perillo; ministros brasileiros do Turismo, Henrique Alves; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Armando Monteiro; Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além de 200 empresários de algumas das maiores empresas privadas do Brasil e 100 dirigentes empresariais uruguaios.

Carne uruguaia

Ainda no Uruguai, Taques conhecerá o sistema usado pelo Instituto Nacional de Carnes do governo (INAC) para controle de peso do gado. A implantação e manutenção do sistema fica a cargo do governo uruguaio que recebe as informações online instantaneamente e tem um maior controle de toda a carne produzida no país.

A adoção do sistema permitiu ao Uruguai um controle preciso sobre a arrecadação, eliminando a sonegação e garantindo melhor controle sobre a cadeia da carne (bovina, ovina, suína, etc). A previsão é que o governador conheça esse sistema na sexta-feira e no sábado, visite um frigorifico que já opera o sistema. 

Os dados do sistema utlizado pelo INAC também são compartilhados com os produtores, que têm controle rigoroso da produção comercializada. Para os frigoríficos, garantem matéria-prima com a rastreabilidade confiável e aumenta a confiança do produtor nas empresas e como consequência, a possibilidade de fazer novos negócios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE