PUBLICIDADE

Corregedor do TRE destaca combate a fraudes eleitorais em curso para juízes substitutos

PUBLICIDADE

O combate a fraudes eleitorais foi o tema destacado pelo corregedor Regional Eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, durante o último dia do curso de formação para os 26 juízes substitutos empossados, em julho, pelo Tribunal de Justiça (TJMT). A capacitação foi realizada por meio de uma parceria da Escola da Magistratura com a Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). “Embora não atue operando os sistemas eleitorais, é o Juiz que, em última instância, por meio de sua assinatura e da inserção de senhas específicas, atesta a regularidade do processo”.

Em sua palestra, Luiz contou um pouco da história do processo eleitoral brasileiro, desde a República Velha, permeada por eleições suspeitas e comprovadamente fraudadas, até o surgimento da Justiça Eleitoral e sua constante evolução. “Uma vez que as fraudes estavam diretamente relacionadas à organização administrativa das eleições – inscrição irregular de eleitores, violação do sigilo do voto, atuação de cabos eleitorais nas seções eleitorais, entre outras – a figura imparcial do Juiz, como garantidor da ordem e da regularidade dos processos, ganhou força em nosso desenho institucional”.

A palestra do corregedor ainda explicou sobre as atribuições e atividades desenvolvidas pela Corregedoria do TRE-MT. “Diferentemente das outras esferas judiciais e de outros órgãos correicionais, a Corregedoria Eleitoral do Estado de Mato tem se destacado não apenas como um órgão de correção e punição, mas principalmente e acima de tudo um órgão de orientação e controle prévios. De outro lado, temos também a função administrativa, como presidir os inquéritos e os processos criminais contra os Juízes Eleitorais e processar as reclamações e, ainda, as representações por acaso existentes em relação às irregularidades dos serviços cartorários e serventuários da Justiça”.

É a primeira vez que um curso completo sobre a Justiça Eleitoral entra na formação inicial dos magistrados. As aulas foram ministradas na Casa da Democracia entre os dias 22 e 24 de setembro. Neste último dia do curso, ainda foram ministradas palestras sobre Crimes Eleitorais, com o juiz José Arimatéa Neves Costa, e Propaganda Eleitoral, com o juiz Lídio Modesto da Silva Filho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CPI conclui investigações sobre invasão de terras em Mato Grosso

Os deputados estaduais votaram, em redação final, o Projeto...

Nova Mutum: câmara vota redução de imposto para construção civil

O prefeito Leandro Félix (União) enviou, ao legislativo, projeto...

Sinop: vereadora comandará procuradoria da mulher da câmara

A solenidade de posse da Procuradoria da Mulher da...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...
PUBLICIDADE