sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Leitão e Blairo são escolhidos pelo Diap e entram no seleto grupo das ‘100 cabeças do Congresso’

PUBLICIDADE

O DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – divulgou a lista dos 'cabeças do Congresso Nacional' e dois mato-grossenses estão entre os 100 mais influentes: o deputado Nilson Leitão (PSDB) e o senador Blairo Maggi (PR). Na definição do departamento, os cabeças são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ide ias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las.

Da bancada mato-grossense, composta por 8 parlamentares, só Leitão e Blairo integram o grupo. O deputado foi escolhido no critério 'debatedor' e o senador na avaliação de 'articulador. No levantamento feito pelo DIAP, os dois são considerados as 'novas cabeças' passando a integrar a lista dos 100. Além de Leitão, foram escolhidos 25 novos deputados, dentre eles Celso Russomano (PRB-SP), Orlando Silva (ex-ministro, PCdo B-SP), Julio Delgado (PSB-MG).

Do Senado, além de Blairo Maggi (PR), são mais 11 novos cabeças, dentre eles Antonio Anastasia (PSDB-MG), Tasso Jereissati (PSDB-CE),  José Serra (PSDB-SP), João Capiberibe (PSB-AP).

O Estado com maior número de 'cabeças no Congresso' é São Paulo, com 15 parlamentares. Rio de Janeiro é vice, com 10. Mato Grosso, ao lado de Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Amapá tem 2.

Na divisão de cabeças, por partido, o PT lidera com 24 deputados e 10 senadores (e reduziu o número de integrantes). O PSDB tem 14 deputados e 7 senadores. O PMDB é terceiro com 12 deputados e 8 senadores.

O DIAP inseriu o deputado mato-grossense Saguas Moraes (PT) na lista dos parlamentares em 'ascensão' – grupo formado pelos que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do parlamento. O Diap considera que os estão em ascensão entre os 150 mais influentes do Congresso.

O DIAP faz estudos para definir os mais influentes desde 1994. Nos 22 anos apenas um parlamentar manteve-se em todas as edições. É o senador Paulo Paim (PT-RS).

Na Câmara dos Depuados estão 513 parlamentares e, no Senado, 81.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE