PUBLICIDADE

Fundo de Participação deve ser igual em 95% dos municípios de Mato Grosso ano que vem

PUBLICIDADE

Os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios de 134 cidades de Mato Grosso devem permanecer iguais ano que vem, após a divulgação da nova estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só Notícias teve acesso a um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no qual é apontado, sem considerar Cuiabá, que apenas cinco cidades devem ganhar recursos a mais em decorrência da alteração de habitantes e 1 perder. Os nomes delas e também os números reais ainda vão ser confirmados pelo Tribunal de Contas da União.

Como os recursos do FPM são baseados no número da população, os municípios terão o prazo de 20 dias para contestar a estimativa do IBGE, período que foi cobrado pela CNM. A solicitação foi apresentada, devido as reclamações fundamentadas por meio de documentos oficiais que podem demonstrar divergências no número de habitantes na cidade e os resultados divulgados pelo Instituto.

Em outro levantamento divulgado, a CNM apontou que os municípios de Mato Grosso tem recebido juntos R$38 milhões mensalmente do FMP, cerca de R$9,2 milhões a mais em relação ao ano passado. Nas fatia da divisão do recurso, 68 (a maioria) estão enquadrados no coeficiente 0,6 e apenas 2 tem o maior índice 4,0.

No Mato Grosso, o IBGE estimou 3.265.486 habitantes ante 3.224.357 no ano passado, considerando 1º de julho com data base, com incremento de 1,27%. Os novos números colocaram o Estado como segundo mais populoso do Centro-Oeste. O levantamento aponta Goiás liderança com 6.610.681. Em terceiro surge o Distrito Federal com 2.914.830 e Mato Grosso do Sul surge em quarto, com 2.651.235.

O Instituto divulgou a estimativa das populações dos 5570 municípios brasileiros. Segundo a CNM, ao todo 14 devem sofrer redução de coeficiente e 116 aumento. São Paulo é o estado com o maior número de mudança, com o aumento de coeficiente em 11 cidades  e redução em uma.

Pelo levantamento, o Brasil tem 204.450.649 habitantes ante 202.768.562 em 2014.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde lança chamamento para definir empresa que construirá mais de 100 casas populares

O chamamento público, organizado pela prefeitura, objetiva a implantação...

Definido desconto para pagamento antecipado de alvará em Lucas do Rio Verde

A prefeitura publicou, hoje, decreto que concede descontos para...

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,...
PUBLICIDADE