
De acordo com Neurilan Fraga, a entidade municipalista buscou a parceria tendo em vista as dificuldades que a instituição e as gestões municipais encontram para acesso a informações necessárias para o planejamento e execução de políticas públicas. “A união de esforços com a Universidade, com o know how que ela possui, possibilitará diminuir os custos do trabalho e dará legitimidade aos resultados”.
O coordenador de Desenvolvimento Regional da AMM, Renaldo Loffi, comentou que a deficiência de informações dificulta o planejamento das ações dos municípios, do estado e até o investimento empresarial. “Muita coisa precisa ser revista na política de investimentos em Mato Grosso”.
Conforme explicou o vice-reitor da UFMT, a instituição possui o aparato para realizar o projeto, através da Fundação Uniselva, que é uma fundação de direito privado da instituição de ensino. “O objetivo final será disponibilizar as informações sobre os municípios em uma plataforma moderna, que possibilite a utilização dos dados de forma estratégica pelo o usuário”.
O diretor da faculdade de economia, Benedito Dias, ressaltou a necessidade de dar uma abordagem histórica ao projeto. “Para que os dados sobre uma determinada cadeia produtiva tenham significância, é preciso analisar o seu início naquele município, com a participação de uma equipe multidisciplinar”.
Uma das deliberações da reunião foi que o termo de cooperação entre as instituições deve ser assinado durante o 32º Encontro de Prefeitos, que será realizado nos dias 1º e 2 de setembro. A equipe técnica envolvida também definiu um cronograma de atividades do projeto para o próximo mês, que também envolverá entidades parceiras da AMM e outras instituições de ensino de Mato Grosso.


