PUBLICIDADE

Eleitor de MT poderá escanear boletim de urna da eleição do próximo ano

PUBLICIDADE

Uma nova opção para auditoria popular estará disponível nas eleições municipais do próximo ano, o QR Code. Ao final da votação, todas as urnas emitem o seu boletim de votos, documento impresso e fixado próximo à urna, onde é apontado quantos votos cada candidato recebeu naquela seção. É comum os fiscais partidários anotarem estes dados. Nas eleições de 2016, este boletim contará com um QR Code para que estes fiscais, ou qualquer eleitor interessado, possa escanear e armazenar estes dados em seus dispositivos móveis (smartphones ou tablets).

“Esta é uma novidade que busca tornar o sistema de votação ainda mais transparente. Mato Grosso contará com esta ferramenta que facilita e torna mais ágil o controle popular”, destacou a desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Maria Helena Póvoas. A alteração não terá custos para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença.

Cabe destacar que o BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso do QR Code, um aplicativo da Justiça Eleitoral vai ser desenvolvido para permitir a decodificação, facilitando o entendimento das informações. O app será um dos novos aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android, entre vários que serão oferecidos pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2016.

Atualmente é possível baixar aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos. A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica. O aplicado será desenvolvido para todo o país pelo TRE do Acre em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Mobile.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE