sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Barranco deve pedir retotalização de votos para assumir cadeira na Assembleia

PUBLICIDADE

O acórdão com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que afastou a inelegibilidade do candidato a deputado estadual Valdir Barranco (PT) foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), que circula hoje. Este era o trâmite processual que faltava para que a defesa do petista entre com um pedido de retotalização dos votos e assuma a vaga na Assembleia Legislativa que atualmente é ocupada por Pery Taboreli (PV).

“O tribunal, por maioria, proveu parcialmente o recurso, nos termos do voto do ministro Dias Toffoli (presidente), que redigirá o acórdão. Vencida a ministra Maria Thereza de Assis Moura (relatora). Votaram com o ministro Dias Toffoli a ministra Luciana Lóssio e os ministros Admar Gonzaga, Gilmar Mendes, Luiz Fux e João Otávio de Noronha. Reajustaram os votos, nesta assentada, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha”, aponta o acórdão que modificou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que havia rejeitado o registro de candidatura de Barranco.

Valdir Barranco obteve mais de 19 mil votos no pleito e a inelegibilidade dele foi afastada em março. O tribunal mato-grossense havia negado o registro o declarando inelegível, por conta da reprovação das contas da Prefeitura de Nova Bandeiras de 2007, quando foi prefeito, pela Câmara de Vereadores. Contudo, o TSE já havia afastado a ilegitimidade da prestação dos números.

No decorrer da ação, o TSE também negou recurso contra decisão da relatoria, que deferiu ao deputado Taboreli, o autorizando a assistência para a juntada de documentos que comprovariam o entendimento do Tribunal Regional de que Valdir não atendeu as regras da lei da Ficha Limpa e por isso não obteve o registro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE