PUBLICIDADE

Tribunal decide que acusação do suposto desvio de R$ 37 mil deve ser julgada em Sorriso

PUBLICIDADE

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou recurso ao Ministério Público Estadual e manteve a competência da Comarca de Sorriso para o julgamento da denúncia do suposto desvio de R$37 mil no transporte escolar em Ipiranga do Norte, na gestão do ex-prefeito Ilberto Effiting (falecido), entre 2005 e 2008. Foi deferida a substituição para familiares o representarem na ação. Era contestado o declínio da competência por parte da Vara Especializada em Ação Civil Pública de Cuiabá, que teve o entendimento da tramitação no local onde o suposto ilícito ocorreu. Outros dois processos também foram movidos pelo município que ele administrou.

O entendimento do relator do recurso, desembargador Márcio Vidal, foi o mesmo da Vara Especializada. “Analisando os autos, verifico que a Comarca de Sorriso é foro competente para processar e julgar a presente demanda, pois detém a jurisdição albergada no local dos fatos (Município de Ipiranga do Norte), ou seja, pelo relato, o local no qual se verificou a ocorrência de irregularidades do suposto desvio das verbas do termo de Convênio firmado entre a Secretaria de Estado e Educação e o Município de Ipiranga do Norte”.

Vidal ressaltou que “desse modo, o legislador, ao determinar que a competência para o processamento e julgamento da ação civil pública é funcional, compreendendo o foro do local do dano, desejou atribuir caráter absoluto, indeclinável. Sendo assim, tenho por  certo que a presente demanda deve ser promovida no local onde se constatou o dano”.

Outro lado- Nos autos, consta que um familiar do ex-prefeito foi notificado a se manifestar quanto ao recurso, o que acabou não acontecendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE