PUBLICIDADE

Associação repudia críticas ao parecer do TCE sobre contas de Silval

PUBLICIDADE

A Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (Audipe) emitiu nota à imprensa, nesta quinta-feira (25), rechaçando críticas e questionamentos feitos ao trabalho dos auditores que avaliaram as informações prestadas pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB), referentes ao último ano das suas contas de governo.

A entidade sustentou que o trabalho da equipe técnica está de acordo com as normas e procedimentos da Administração Pública. Também fez questão de diferenciar contas de governo de contas de gestão. Na primeira modalidade, conforme a Audipe, verifica-se o quadro geral de equilíbrio macroeconômico, resultando na emissão de um Parecer Prévio para orientar o julgamento promovido pelo Poder Legislativo. Já na avaliação das Contas de Gestão, o trabalho de auditoria esmiúça a análise da qualidade do gasto e o próprio TCE promove o julgamento. Eventuais danos ao erário deverão ser apurados e responsabilizados aqueles que deram causa.

Ocorre que o balancete em questão causou grande embate entre o TCE e a Assembleia Legislativa. Enquanto deputados criticaram o parecer favorável dados às contas de Silval, lembrando diversas irregularidades da gestão passada, o TCE rebatia as críticas. O deputado Wilson Santos (PSDB) e o conselheiro Antonio Joaquim protagonizaram a troca de farpas.

Na nota, a associação lembra que o parecer prévio serve apenas para orientar a decisão do Plenário do TCE. Mas que o julgamento político das contas de governo cabe aos deputados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT responderá no Conselho de Ética acusado de ofender parlamentar do PSOL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Mauro Mendes compartilha com prefeitos em evento do TCE práticas de gestão; vídeo

O governador Mauro Mendes disse, hoje, para prefeitos, vice,...

Governo de Mato Grosso prevê crescimento na receita de 7% ano que vem

A secretaria de Fazenda detalhou, na segunda audiência pública...
PUBLICIDADE