PUBLICIDADE

TCE exclui multa mas mantém condendação de restituição a prefeito do Médio-Norte

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) deu provimento parcial ao recurso ordinário interposto pela prefeitura de Santa Rita do Trivelato, sob a responsabilidade do ex-gestor Ilson Matschinske, em desfavor do Acórdão 432/2009, que julgou procedente a denúncia acerca de superfaturamento em diversos itens da planilha orçamentária da obra do Pronto Atendimento da Unidade na Saúde local. A decisão foi tomada com base no voto da conselheira interina Jaqueline Jacobsen.

Com base no recurso, a defesa do ex-gestor pontuou que os serviços foram prestados e registrados documentalmente, nos moldes da legislação vigente e em cumprimento aos princípios da isonomia e da impessoalidade, não demonstrando prejudicialidade aos objetivos do certame, mesmo porque, tratou-se de uma obra emergencial. Assim, requereu-se a anulação do Acórdão 432/2009, para que fosse declarado regular o processo licitatório Carta Convite 04/2007, cujo objeto foi a ampliação do Pronto Atendimento, e, também, para que fosse sanada a determinação de ressarcimento ao erário, uma vez que o gestor faleceu.

Para a relatora, não se deve afastar a determinação, uma vez "se o débito com um particular deixado pelo falecido é repassado para o espólio através de seus herdeiros, porque seria diferente com o dinheiro público? Este muito mais, tem que ser devolvido, na medida em que o dinheiro que era destinado a saúde, educação, segurança do povo, acabou sendo desviado para outros fins", afirmou.

Assim, votou pela exclusão da multa aplicada ao ex-gestor de 150 UPF e manteve a condenação à restituição do valor de 2.064,10 UPF aos cofres públicos de Santa Rita do Trivelato, mantendo-se inalterados os demais termos da decisão. O voto da conselheira foi acompanhado integralmente pelo pleno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde lança chamamento para definir empresa que construirá mais de 100 casas populares

O chamamento público, organizado pela prefeitura, objetiva a implantação...

Definido desconto para pagamento antecipado de alvará em Lucas do Rio Verde

A prefeitura publicou, hoje, decreto que concede descontos para...

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,...
PUBLICIDADE