sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: ministro do TSE anula multa de R$ 10 mil ao prefeito

PUBLICIDADE

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, anulou a multa de R$ 10 mil ao prefeito Juarez Costa (PDMDB) por litigância de má-fé, aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Havia o entendimento da corte mato-grossense, que ele ingressou com o recurso tendo o objetivo de atrasar ação, tentando suspender o andamento de um inquérito no qual é apurado suposto crime eleitoral nas eleições de 2008.

Na decisão, o ministro destacou concordar com os argumentos da defesa. “Os principais argumentos apresentados, com os quais concordo, é a falta de previsão legal de multa por litigância de má-fé na esfera penal e a prevalência da garantia constitucional da ampla defesa”, destacou. “Ademais, ainda que a decisão do TRE/MT que ratificou a abertura e os atos praticados no inquérito tenha obedecido à determinação da Ministra Cármen Lúcia de trancamento do inquérito "até que se proceda a competente e eventual autorização e supervisão das investigações pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso" (fl. 71), é importante ressaltar que a tese do impetrante, que teve o inquérito anterior anulado, foi, ao final, vencedora”, acrescentou.

Na decisão que resultou na multa, pela corte regional, o então juiz membro Ricardo Gomes Almeida, havia justificado que “o presente mandamus (mandado) que questiona acórdão deste tribunal, assentado em procedimento jurisdicional, é de competência originária do Tribunal Superior Eleitoral. Por esta razão, não conheço do presente remédio, pois reconheço a incompetência desta Corte para o julgamento do presente feito, determinando, como via de consequência a remessa do mesmo à Corte Superior Eleitoral, para o seu regular processamento”.

Os detalhes sobre o suposto crime eleitoral investigado não foram divulgados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE