PUBLICIDADE

TRE notifica José Riva sobre contas de campanha na eleição do ano passado

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) notificou, por meio de edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico, o ex-candidato a governador José Riva (PSD) a se manifestar sobre parecer ministerial referente à prestação de contas de campanha da eleição do ano passado. O processo já havia entrado em pauta para julgamento. Porém, na sessão realizada, na última terça-feira, o relator da ação, juiz-membro Agamenon Alcântara Moreno Júnior, determinou a retirada dos autos da pauta porque verificou que o candidato não havia sido intimado do teor do parecer técnico conclusivo da Coordenadoria de Controle Interno do TRE e da manifestação ministerial.

O objetivo desta medida foi garantir o pleno direito à ampla defesa. A defesa do requerente poderá ter acesso ao parecer do procurador regional eleitoral junto à Secretaria Judiciária e, caso queira, se manifestar dentro de um prazo de 72 horas a contar da publicação da notificação.

A Controladoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA) e o Ministério Público Eleitoral se manifestaram pela desaprovação das contas de campanha do candidato. Em parecer preliminar, a CCIA apontou irregularidades e proporcionou ao candidato oportunidade para sanar as falhas detectadas. Intimado, a defesa do candidato apresentou explicações e novos documentos. Contudo, em parecer conclusivo, o órgão técnico opinou pela desaprovação das contas, por entender que as irregularidades presentes eram suficientes para comprometer o balanço contábil auditado.

Entre as diversas irregularidades apontadas, o Procurador Regional Eleitoral Douglas Guilherme Fernandes destacou que o candidato não apresentou a assunção de dívidas da campanha subscrita pelo diretório nacional de seu partido, contrariando diretamente o disposto no art. 29, § 3° da Lei 9.504/97 que diz que eventuais débitos de campanha não quitados até a data de apresentação da prestação de contas poderão ser assumidos pelo partido político, por decisão do seu órgão nacional de direção partidária.

Outra irregularidade apontada pela equipe técnica do TRE-MT foi que o candidato não regularizou a doação de alguns dos bens estimáveis em dinheiro cedidos à sua campanha, pois não houve a apresentação dos documentos que comprovassem a propriedade de veículos doados por Baptista Torres Ltda., Lucelia Pereira e Vítor de Carli. No relatório consta ainda que os documentos apresentados foram insuficientes para demonstrar que os bens integravam o patrimônio do doador.

Foi verificada, ainda, a realização de despesas após a data das eleições, prática vedada pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral definindo que candidatos, partidos políticos e comitês financeiros poderão arrecadar recursos e contrair obrigações até o dia da eleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE