sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Nortão: TRE julga se ex-prefeito praticou conduta vedada nas eleições de 2012

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral julga na quinta-feira (21), recurso do ex-prefeito de Marcelândia, Adalberto Navair Diamante, que que tenta reverter multa de R$ 5,3 mil por propaganda irregular no pleito de 2012. A relatoria é do juiz membro Pedro Francisco da Silva e o processo é o segundo a ser apreciado na pauta. O voto do relator será conhecido somente na sessão.

Na primeira instância, a justiça julgou procedente parcialmente denúncia de que o ex-gestor “promoveu e autorizou a colocação de outdoors em vias públicas, bem como a confecção, publicação e circulação de informativo denominado ‘Relatório de Gestão – Prestando Contas ao Povo’, no qual enaltece as ações da gestão municipal 2005-2012, praticando, com isso, evidente publicidade institucional de atos de gestão municipal em prazo inferior a 03 (três) meses do pleito eleitoral, o que constitui conduta vedada”.

A Justiça destacou que “analisando detidamente os elementos de convicção carreados aos autos pelo Ministério Público, notadamente aqueles de fls. 07/36, não há como negar que o representado Adalberto Navair Diamante, à época dos fatos, prefeito do Município de Marcelândia, autorizou a publicidade institucional dos atos, obras e serviços realizados durante sua gestão, enaltecendo-a, em prazo inferior a três meses do pleito eleitoral de 2012”.

A Justiça no entanto, não considerou ter sido provado que Adalberto trabalhou em favor da campanha dos então candidatos a prefeita e vice-prefeito, Maria de Fátima Ferreira Traspadini de Cerqueira e Pedro José Fiabane e a coligação deles. “[…]fato é que tal não restou demonstrado a contento, uma vez prova alguma foi produzida neste sentido”, consta.

Nos autos, Adalberto arguiu “preliminarmente a inépcia da inicial ante a intempestividade do ajuizamento da presente demanda; e pugnando, no mérito, pela improcedência dos pedidos iniciais”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE