PUBLICIDADE

Deputado sugere ampliação do debate sobre novo modelo do Fethab

PUBLICIDADE

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) sugeriu ao governo do Estado a participação da Assembleia Legislativa, do setor produtivo e de segmentos da sociedade civil organizada na discussão do novo modelo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A equipe econômica prepara um pacote de medidas, que deve alterar a dinâmica de arrecadação e da distribuição de recursos a partir de fundos regionais.

O modelo estudado pelo Executivo já contaria com um esboço prévio. No entanto, a nova lei pretende melhorar consideravelmente os resultados a serem obtidos junto aos municípios, com garantia de ampla pulverização dos recursos. “Até agora, a Assembleia não foi convocada de modo oficial para participar da discussão. É salutar ampliar o debate no momento de construção da proposta. Legítima, democratiza e facilita o processo legislativo. Como será esse novo modelo eu não sei, mas me parece que será destinado para a saúde; se vai priorizar mais a habitação, enfim, a gente ouve dizer que haverá uma reestruturação, ou seja, estão anunciando o novo Fethab e acho interessante debater mais com a sociedade".

Segundo o parlamentar, é preciso conhecer a ideia central do governo para que os encaminhamentos sejam feitos. “Temos que conhecer esse novo modelo do Fethab para que os municípios mato-grossenses não sentirem prejudicados com as mudanças que virão subsequentes”.

Atualmente uma comissão analisa a reestruturação com o objetivo de promover o estudo técnico e detalhado para a elaboração de um novo formato para o Fethab.

O governo já manifestou que o objetivo é que o fundo seja usado apenas para a sua função original, ou seja, obras ligadas ao transporte e construção de moradias populares.

A comissão é formada por membros do governo e representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE