terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia pode ‘devolver’ 50 policiais militares ao governo

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que prevê a criação da Polícia do Legislativo. Segundo o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor da proposta, a intenção é devolver ao governo do Estado cerca de 50 policiais militares que hoje atuam no Parlamento.

O projeto do tucano prevê um período de 180 dias para que a Mesa Diretora realize um concurso público e o treinamento dos aprovados para, só então, abrir mão do efetivo da PM que promove a segurança da Casa. Por se tratar de um projeto de resolução, o texto não precisa passar pela sanção do governador Pedro Taques (PDT) e começa a valer assim que aprovado em plenário.

A proposta de Wilson, no entanto, não é a única neste sentido. Segundo o tucano, o deputado estadual Pery Taborelli (PV) apresentou um projeto semelhante, mas que estende a medida a todos os Poderes e demais instituições do Estado. Caso esta mensagem seja aprovada, cerca de 500 policiais deixaram de ficar à disposição de órgãos públicos e poderiam voltar às ruas. A proposta de Taborelli, por sua vez, precisa do aval de Taques, já que é um projeto de lei que abrange mais do que apenas as práticas internas da Assembleia Legislativa.

A apresentação das mensagens foi motivo de discussão na última sessão plenária. O deputado estadual José Carlos do Pátio (SD) criticou o que chamou de perseguição aos policiais militares que hoje atuam na Assembleia. O parlamentar ressaltou não ser contra a proposta de devolver o efetivo ao Estado, mas pediu clareza sobre como o assunto será tratado pela Mesa Diretora.

Segundo Pátio, os policiais que atuam na Casa hoje não teriam estabilidade sobre o local de trabalho. Estariam sendo trocados por outros meramente devido a indicações políticas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE