terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo firma pacto pela Saúde no médio norte

PUBLICIDADE

O Governo do Estado garantiu que vai buscar soluções e apresentar decisões que possam reverter – gradualmente – as atuais condições da Saúde no médio norte mato-grossense. A certeza foi dada pelo secretário da Casa Civil, Paulo Taques, ao fim de uma reunião de quase duas horas e de ouvir exposição detalhada de problemas que travam o desenvolvimento do setor na região.

Um entre os mais fortes argumentos apresentados, na ocasião, trouxe à tona a necessidade extrema e cada vez mais urgente de um hospital regional para Tangará da Serra atender o médio norte. Segundo estimativa do IBGE-2014, a região possui população estimada em quase 500 mil habitantes. “Vivemos situação gravíssima, de abandono. Por isso, estamos fazendo uma defesa regional estratégica”, disse o deputado Wagner Amos (PR).

Em Barra do Bugres, o município não tem recursos para viabilizar o hospital local que está interditado. O prefeito, Júlio Cesar Florindo (PSD) propôs contrapartida financeira ao governo. Situação idêntica vive Porto Estrela. “Nossa situação é de caos, praticamente à mercê da sorte”, disse o prefeito Mauro Buzinaro (PMDB). Segundo ele, quase 20% da folha de pagamento do município são para pagar médicos.

Em situações semelhantes também vivem Nova Marilândia, Sapezal e os demais municípios da região. Outros problemas são falta de ambulâncias, demandas judiciais, atraso nos pagamentos relacionados à Saúde e falta da “referência” para gestantes de alto risco. Taques garantiu iniciar hoje a busca de soluções em reunião com setores de governo.

“Vamos ter decisões, priorizando urgências e emergências, e a questão das ambulâncias. Vou me empenhar, e muito, para solucionar essa demanda“, disse o secretário.

Também participaram da reunião o deputado Saturnino Masson (PSDB), os secretários de Porto Estrela, Mauro Fazinga (Administração), e Aline Guedes (Saúde); de Nova Marilândia, Aparecida Molina (Saúde); e de Sapezal, Mairi Tavares (Saúde) e os veradores Izequiel Abreu (PMDB) e Edenilson de Paula (PROS).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE