sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeitos e presidente de tribunal discutem saídas para reduzir judicialização da saúde

PUBLICIDADE

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, e prefeitos se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Cunha, para tratar da judicialização da saúde. O desembargador informou que não está satisfeito com a situação atual do Estado em relação aos municípios. “E uma situação que precisa mudar em favor dos municípios", disse. A meta é diminuir a judicialização  que obriga os municípios a cumprir liminares para viabilizar acesso a medicamentos, cirurgias, UTIs, dentre outras demandas.

Neurilan ressaltou que o Estado está sobrecarregando os municípios pois muitos prefeitos estão gastando até  27% do orçamento para garantir o atendimento a população. Ele frisou que o govenro tem que cumprir com sua responsabilidade, já que está ausente de muitos problemas nos municípios. O presidnete defendeu a criação de um sistema de plantão direto com o Estado para que os pacientes sejam atendidos de forma digna e rápida.

Fraga acredita que o Estado ficou em situação cômoda diante dos problemas da Saúde e os prefeitos estão lutando pelo repasse dos recursos do Fethab (Fundo de Transporte e Habitação Popular), que continua sendo discutido na justiça. Os prefeitos querem que passe a vigorar lei estadual, que passaria a valer em janeiro, para que os municípios recebam 50% do fundo. Mas uma liminar manteve 100% da arrecadação com o governo.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE