PUBLICIDADE

PMDB fica com maior bancada na Câmara dos Deputados após 18 licenças

PUBLICIDADE

Depois do licenciamento de 18 deputados para assumir cargos no Executivo federal, em estados e em um município, o PMDB se tornou o maior partido da Câmara dos Deputados com 65 representantes, passando o PT, atualmente com 64 parlamentares. Os números foram apurados até a tarde desta quinta-feira (5).

O PT, com cinco parlamentares a menos, foi o partido que cedeu mais membros para o Executivo, incluídos dos ministros: o mineiro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e o gaúcho Pepe Vargas (Relações Institucionais). Ao todo, 6 dos 28 partidos da Casa ficaram menores depois dos licenciamentos.

Já o PCdoB foi o que mais ganhou espaço na Casa com a dança das cadeiras entre Legislativo e Executivo. Três suplentes do partido tomaram posse nesta primeira semana de trabalhos da Câmara.

Executivo
Ao todo, quatro deputados foram para o Executivo federal. Além dos parlamentares petistas, os deputados George Hilton (PRB-MG) e Edinho Araújo (PMDB-SP) se licenciaram para assumir, respectivamente, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Portos. Outros 13 parlamentares foram para secretarias estaduais. E um assumiu uma pasta municipal.

Blocos nas comissões
Ainda que a relação do tamanho dos partidos tenha se alterado, a escolha dos presidentes das comissões permanentes da Casa vai seguir o critério dos blocos formados para a eleição da Mesa Diretora. Neste ano, o bloco formado pelo PMDB e mais 13 partidos, com 218 parlamentares, terá direito de escolher nove comissões e é o primeiro a fazer a escolha.

O bloco formado por PT, PSD, PR, Pros e PCdoB (160 deputados) terá direito a sete comissões. Já o menor dos blocos formados nesta legislatura, com PSDB, PSB, PPS e PV e 106 membros, contará com cinco comissões.

Como o PT desfez o bloco na terça-feira (3), as regras de proporcionalidade no tempo de fala no Plenário, por exemplo, foram alteradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop deve ampliar cinco escolas com espaços modulares; R$ 6 milhões

A prefeitura de Sinop homologou registro de preços no...

Prefeitura destina R$ 587 mil para revitalizar feira livre em Alta Floresta

A prefeitura de Alta Floresta abriu concorrência pública para...

Câmara aumentando salários do Judiciário; veja como votaram mato-grossenses

A Câmara dos Deputados aprovou hoje dois projetos de...

STF suspende emendas de bancada impositivas em Mato Grosso

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...
PUBLICIDADE