
Rosana destacou a iniciativa do governo estadual. “Por mim, ele deve ser assinado, trata-se de uma medida emergencial […]. A rodovia que temos em mais estado crítico hoje é a MT-220 (que liga Sinop a Juara e há críticas sobre buracos), da qual 38 quilômetros ainda estão dentro do município de Sinop. Mas quem vai decidir é o prefeito, que reassumiu”.
Cerca de 72 prefeitos assinaram os Termos de Cooperação Técnica (TCTs) com o governo para o recebimento dos insumos para conservação da malha viária estadual que passa pelos municípios. A assinatura dos termos faz parte do Programa Emergencial de Recuperação das Estradas (Pró-Estradas) lançado nesta semana pelo governador.
Prefeitos também já defenderam a lei estadual destina 50% do Fethab aos municípios, cujos efeitos estão suspensos por liminar pedida pela Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja- porque estava havendo desvio de finalidade do governo anterior no uso do fundo. Atualmente, toda a arrecadação fica com o governo. Só neste ano mais de R$ 1 bilhão deve ser arrecadado.
Conforme Só Notícias já informou, a Associação Mato-grossense dos Municípios vem pressionando o governo estadual para que a nova lei estabelecendo metade da arrecadação para as prefeituras fazerem manutenção nas estradas passe a vigorar.


