PUBLICIDADE

Secretário diz que foram pagos R$ 5 milhões para alimentação não ser cortada nas cadeias de MT

PUBLICIDADE

Levantamentos referente a dívidas da gestão anterior do Estado são realizados por todas as secretarias do atual Governo. Essa é umas das metas estabelecidas pelo governador Pedro Taques no acordo firmado para os 100 primeiros dias de gestão. O gestor da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorilêo disse que pretende concluir este valor até o final de janeiro, mas garantiu que R$ 5 milhões já foram pagos inicialmente a fornecedores de alimentos dos presídios, para que o serviço não fosse cortado.

Dorilêo ressalta que um dos maiores desafios de sua pasta é comum às demais. O orçamento desorganizado e apertado. “Recebemos a secretaria com muitas dívidas em contratos e convênios firmados na gestão anterior. Ainda não sabemos o valor exato, mas temos uma equipe especialmente voltada para o realização desse estudo. De qual- quer forma temos ciência que os recursos são finitos e teremos muito trabalho pela frente”.

Além da alimentação, despesas correntes como energia e telefonia são serviços fundamentais e, segundo o secretário, foram as prioridades ini- ciais da pasta. “Sem estes serviços não podemos trabalhar e por isso quitamos estes débitos a fim de garantir a continuidade do sistema”.

O sistema socioeducativo também está sendo revisto pela Sejudh. Na última terça-feira (13) o secretário esteve no Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo Pomeri, para se inteirar sobre a atual situação da unidade. A primeira impressão foi de que a unidade precisa ser reformulada com urgência. “A unidade não atende ao Estatuto da Criança e do Adolescente e isso ficou bem claro para nós. A pri- meira medida ali será providenciar uma reforma na estrutura física, proporcionando condições dignas aos adolescentes e aos servidores”.

Secretário adjunto de Administração Penitenci- ária, coronel Clarindo Alves Castro informou que em breve todas as unidades penitenciárias receberão câmeras de circuito fechado de TV (CFTV). “Quarenta por cento das unidades já pos- suem o sistema, nosso objetivo é atingir 100% delas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE