
O vice-governador afirmou que por conta da situação econômica atual do Estado, em que a Conta Única foi encontrada com R$ 84 mil, é preciso ter um pouco mais de paciência. “São reivindicações singelas, que iremos atender na medida do possível, assim como todos os outros pedidos que a agricultura familiar merece”, disse. “Precisamos respeitar a contenção de gastos por 90 dias, com as excepcionalidades, de forma transitória e emergencial para que o estado tenha as suas contas recompostas, para que o estado possa também começar praticar políticas públicas com qualidades e honrar seus compromissos com os cidadãos”.
Para poder dar o suporte necessário a região, o vice-governador convocou todo staff da agricultura para estar presente e conhecer a atual situação da produção agroecológica de hortaliças. O secretário de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Evangelista, e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Guilherme Nolasco, participaram da reunião.
Fávaro colocou a agricultura familiar como prioridade. “Não vamos fazer isso como favor, por esmola, mas porque nós acreditamos na agricultura familiar. Porque eu vivi isso". Ele lembrou ainda que teve a oportunidade de sair de pequeno agricultor em Mato Grosso para ter uma condição de vida melhor e que acredita que o Estado pode proporcionar oportunidades melhores para cada pequeno agricultor também. "É papel sim do Estado e nós vamos fazer isso, com muita dedicação e com apoio de toda essa equipe e todos os outros servidores da agricultura familiar”.
Rosalina disse acreditar que agora os problema serão resolvidos. “Fico muito honrada com a presença do vice-governador aqui nos ouvindo. Estou começando acreditar que agora o negócio vai andar”.
O secretário estadual lembrou que a criação da pasta que comanda contou com muito apoio do vice-governador e que terá como foco cuidar dos pequenos produtores. “É uma vergonha trazer 70% da produção que vai pra mesa do cidadão mato-grossense de outro estado, vamos mudar isso".


