Com um gol de Maicosuel oa 30 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Grêmio Prudente por 1 a 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira, em Presidente Prudente. O resultado fez o alvinegro carioca subir para a terceira posição do Campeonato Brasileiro com 30 pontos ganhos enquanto o time paulista segue na zona do rebaixamento com 16 pontos em 17º lugar.
A vitória do time carioca acabou sendo merecida pela objetividade demonstrada pela equipe dirigida por Joel Santana, que soube aproveitar uma das poucas oportunidades para definir a partida. O Grêmio Barueri teve um bom início, criou algumas chances de gol, mas os chutes dos atacantes paulistas esbarraram na ótima atuação do goleiro Jefferson.
Na próxima rodada, o Botafogo receberá o Grêmio-RS no Engenhão enquanto o Grêmio Prudente vai encarar o Internacional em Porto Alegre.
O jogo – O Grêmio Prudente começou a partida no ataque e logo aos três minutos, João Vitor recebeu na entrada da área e tentou encobrir o goleiro carioca, contudo, a bola subiu. Logo depois, Adriano Pimenta arrancou pela intermediária e lançou Henrique Dias que entrava pela direita. O chute saiu forte, mas o goleiro Jefferson conseguiu espalmar a bola para escanteio.
Só depois dos cinco minutos é que o time dirigido por Joel Santana deu o ar da sua graça e chegou à area paulista em cruzamentos para Loco Abreu que voltava ao time como titular pela primeira vez desde o final da Copa do Mundo.
Aos 14 minutos, Henrique Dias foi lançado na esquerda, ganhou de Antonio Carlos com facilidade e bateu cruzado mas Jéfferson fez grande defesa. O Botafogo continuava insistindo no jogo aéreo e aos 16 minutos, Somália cruzou da direita, Herrera ajeitou de cabeça e quando Marcelo Cordeiro tentava concluir, a defesa paulista aliviou o perigo.
Aos 23 minutos, o goleiro do Botafogo voltou a brilhar em outro chute de Henrique Dias que recebeu ótimo passe de Rodrigo Mancha e chutou no canto, mas Jefferson conseguiu desviar para escanteio.
O Botafogo encontrava dificuldades para tocar a bola que quase não chegava a Loco Abreu que se deslocava no ataque sem ser lançado já que os cruzamentos eram sempre deficientes. Já o time de Presidente Prudente manobrava com desenvoltura, principalmente por causa da boa atuação do meia Adriano Pimenta que se colocava entre o meio campo e a zaga alvinegra.
O time da casa continuava melhor e aos 34 minutos, criou nova chance para marcar, agora com Rafael Martins que apareceu livre na área e chutou forte, mas Jefferson voltou a defender, evitando a queda do seu arco.
Aos 39 minutos, Herrera foi lançado pela esquerda e cruzou para área, Loco Abreu ganhou da zaga e colocou nos pés de Marcelo Cordeiro que não viu a entrada de Somália e concluiu muito mal, perdendo a primeira grande chance para o alvinegro carioca.
Aos 43 minutos, Maicossuel cobrou falta no bico da grande área e a bola passou perto da trave do Grêmio Prudente no último lance importante da primeira etapa.
O segundo tempo começou com o Grêmio Prudente pressionando e logo no primeiro minuto, Rafael arriscou de fora da área e a bola levou perigo. O Botafogo continuava enfrentando dificuldades para construir jogadas ofensivas por falta de elementos de ligação entre defesa e ataque uma vez que Maicosuel, sozinho, não conseguia municiar Herrera e Loco Abreu.
Insatisfeito com a produção da equipe, Joel Santana decidiu colocar o atacante Edno no lugar de Herrera, adiantando Maicosuel para o ataque numa tentativa de diminuir o isolamento de Loco Abreu.
Aos 15 minutos, outro susto. Rodrigo Mancha arrancou pela esquerda e cruzou para a pequena área mas os atacantes chegaram atrasados. O jogo caiu de ritmo e, só aos 25, os torcedores tiveram um momento de emoção quando Marcelo Mattos arriscou da intermediária e a bola encobriu o gol defendido por Giovanni. Aos 28 minutos, Joel trocou Loco Abreu por Renato Cajá e o uruguaio deixou o campo demonstrando claramente sua insatisfação. Depois, no banco de reservas, técnico e jogador discutiram.
Aos 30 minutos, o Botafogo sacramentou a conquista dos três pontos. Renato Cajá arrancou pelo meio e descolou um belíssimo passe para Maicosuel, que ganhou da zaga na corrida e bateu sem defesa para o goleiro Giovanni.
Sem forças para reagir, o Grêmio Prudente não conseguiu criar chances para empatar e o Botafogo apenas administrou o resultado até o final da partida. O time carioca ainda teve uma boa oportunidade aos 45 minutos, mas Edno não conseguiu aproveitar a falha do goleiro Giovanni, que se atrapalhou com a zaga e deixou a bola passar.