O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 enviará uma equipe de profissionais de imprensa para acompanhar os jogos dos clubes mato-grossenses envolvidos nos Campeonatos Brasileiros da Séries C e D. A chegada de um repórter e de cinegrafista do Rio de Janeiro está marcada para esta sexta-feira, quando vão iniciar o trabalho de filmagem de todo o trabalho de preparação de Cuiabá para o Mundial em território brasileiro.
A finalidade do COL presidido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, é criar um vídeo sobre tudo que o que ocorrendo na capital mato-grossense para receber um dos maiores eventos esportivos do mundo. Todo material será enviado para a Fifa, que ficará responsável em fazer a divulgação na transformação das cidades-sedes brasileiras para a Copa do Mundo.
Na área esportiva, o COL tem interesse de conhecer melhor o futebol mato-grossense. A orientação é para acompanhar passo a passo dos times do Estado nos torneios de acessos. A equipe estará filmando os jogos do Mixto e Cuiabá que vão entrar em campo neste fim de semana.
No caso do Alvinegro da Vargas, o compromisso está marcado para o próximo sábado a partir das 18h, no estádio Dutrinha. O time treinado por Éverton Goiano irá encarar o Araguaína (TO) pela terceira rodada do Brasileirão da Série D, que corresponde à Quarta Divisão do futebol brasileiro. Nesta competição, após ter estreado com derrota em pleno Dutra para o Sampaio Corrêa (MA), o Mixto se reabilitou ao vencer o Comercial de Piauí de 2 a 0, em Teresina. Hoje, a equipe é o vice-líder da Chave A2 com três pontos somados na tabela de classificação.
Já no domingo será a vez do Cuiabá ser acompanhado de perto pelos repórteres do COL. O vice-campeão estadual receberá o Santa Cruz (PE), um dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro. A partida está marcada para as 15h, no Dutra.
Em má fase, já que em quatro jogos não conseguiu vencer sequer uma partida, o Cuiabá tentará a reabilitação para deixar a nona e penúltima posição da Chave A com apenas dois pontos. Comandada pelo técnico Ary Marques, a equipe cuiabana vem de um empate sem gols diante do Treze da Paraíba na última terça-feira.
Em 12 pontos disputados até agora, o Cuiabá só conseguiu somar dois, acumulando derrotas para o Águia de Marabá e Luverdense. Atuará sob holofotes de repórteres que desenvolvem trabalho à Fifa, o que pode ser um ingrediente a mais para aumentar a pressão nos jogadores cuiabanos. Dos três envolvidos em competições nacionais, só o Luverdense atuará fora de Mato Grosso. Líder isolado do Grupo A com nove pontos, o atual campeão mato-grossense enfrentará o Salgueiro, no interior de Pernambuco, no próximo domingo.