Após um mês de férias, o dicionário particular de Tite está de volta ao Corinthians. Mesmo com a conquista do título brasileiro, a exigência do treinador será grande desde o início do ano, como ocorreu no ano passado. Portanto, o elenco terá de demonstrar novamente grande intensidade na "treinabilidade" exigida pelo treinador.
"Passou o momento da conquista, dos méritos, do agradecimento a toda a uma equipe de trabalho, o reconhecimento. Agora vira a página, temos a Libertadores, o Campeonato Paulista e a montagem de um grupo forte para buscar títulos. Precisamos da retomada do ritmo, com dois jogos amistosos, o primeiro jogo do Paulista contra o Mirassol, a busca da classificação no Paulista e na Libertadores", disse o treinador nesta sexta-feira. "Não gosto que tire pé em treino, ninguém vai tirar o corpo. Aqui todos competem, vão para dentro", completou.
Tite inicia a temporada 2012 em situação extremamente mais tranquila em relação ao ano passado. A diretoria conseguiu manter a base campeã brasileira e ainda busca reforços de peso, como o argentino Montillo.
Por fim, o treinador alvinegro exalta a personalidade de seus comandados. "Temos um grupo forte, mais maduro, ambicionando uma situação diferente. O grupo tem essa busca, brilha o olho pela conquista. Aliás, estou me segurando para não falar em tesão, mas tem essa qualidade aqui", destacou.
A partir deste sábado, Tite planeja iniciar os treinos de campo no Corinthians. O técnico espera manter o mesmo nível de competitividade imposto no ano passado, na campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro, para a estreia do Campeonato Paulista, no dia 21 de janeiro, contra o Mirassol, no Pacaembu, e sobretudo para o início da caminhada na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, em 15 de fevereiro.
"Eu fico provocando o pessoal da preparação física e perguntando: É possível colocar intensidade? Mas me avisaram que o volume precisa ser maior e a intensidade menor neste momento. Eu fico provocando, gosto de treino com muita intensidade. Esse foi um grande segredo do ano passado", recordou Tite.
Na pré-temporada, o Corinthians vai realizar dois amistosos, no dia 15 de janeiro contra o Flamengo e no dia 18 diante da Portuguesa. Tite pretende utilizar todos os jogadores do elenco para formar um grupo forte.