PUBLICIDADE

Com promessas de melhora, Brasileirão Feminino começa nesta quarta

PUBLICIDADE

Começa nesta quarta-feira o Campeonato Brasileiro Feminino. Essa será a segunda edição do torneio, que é patrocinado integralmente pela Caixa Econômica Federal. Na coletiva de lançamento da competição estiveram presentes o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o técnico da Seleção Brasileira Feminina, Vadão, a ex-jogadora e coordenadora da modalidade na CBF, Michael Jackson, o secretário de futebol, Toninho Nascimento, a Ministra, Eleonora Meniccuci, Gilson Braga e Virgílio Costa Neto, além de jogadoras da Portuguesa e do Centro Olímpico. Ao todo, serão 20 equipes participantes, divididas incialmente em quatro grupos.

“Uma grande inciativa, temos que enaltecer o trabalho da Caixa Econômica, do Ministério e da CBF. A gente tem o hábito de ir muito no embalo das coisas e quando o Brasil não teve sucesso na Copa do Mundo, se transferiu um peso muito grande em relação ao futebol feminino. Porém, eu vou na contramão da história, eu gostaria de deixar um pouco o brasileiro de lado. Já estou envolvido emocionalmente com o futebol feminino e quero fazer um apelo para que se jogue mais no Brasil. Para que as escolas, universidades, prefeitos, governos, motivem suas cidades. O grande exemplo está aí. Araraquara, São José, Centro Olímpico. Exemplos em que a prefeitura atuou ativamente em prol desse esporte, temos uma grande dificuldade de captação dessas atletas”, pediu Vadão, feliz com o início da disputa.

No Grupo 1, os paulistas Portuguesa e Centro Olímpico, os catarinenses Avaí e Chapecoense, o carioca Botafogo. Já o 2 é composto pelas duas equipes que fizeram a final do Campeonato Paulista, Ferroviária e São José, além de Foz Cataratas, do Paraná, Kindermann, de Santa Catarina, e Vasco da Gama, do Rio. O Chaveamento 3 tem os baianos, São Francisco e Bahia, o carioca Duque de Caxias e os pernambucanos Sport e Vitória. Por fim, o Grupo 4 é composto pelo cearense Caucaia, o amazonense Iranduba, o Náutico, o paraense Pinheirense e o mato-grossense Viana.

O investimento total feito pela Caixa gira em torno de R$ 10 milhões, entre gastos com transporte das atletas, hospedagens, arbitragem, ambulâncias, entre outros. Além desse dinheiro, a expectativa é de 15% do dinheiro deixado pela Fifa seja revertido ao futebol feminino. Porém, apenas no próximo ano. O cálculo é de Toninho Nascimento. “Sem a Caixa Econômica esses projetos relacionados com boa parte do esporte e particularmente o futebol feminino não seriam viáveis”, disse o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo.

O Brasileirão Feminino será disputado em quatro fases: na primeira, os times colocados em grupos de cinco brigarão por duas vagas na próxima etapa. Depois, os classificados formarão chaveamentos de quatro cada, classificando também dois. Então, disputarão a semifinal e posteriormente a grande final. No mata-mata haverá jogo de ida e volta.

A primeira rodada contará com um clássico paulista. Depois de perder a decisão do Paulistão Feminino, a Ferroviária recebe o São José, às 15h30 (de Brasília), na Fonte Luminosa, em Araraquara. Os dois times são favoritos a venceram o Brasileirão. Ao lado do atual campeão, o Centro Olímpico de São Paulo, que venceu a edição passada com um gol de Cristiane, um dos destaques da Seleção Brasileira. A estreia da equipe será contra o Avaí, no Rodolpho Crespi, na capital paulista.

Confira os jogos da primeira rodada do Brasileirão Feminino Caixa (horários de Brasília):

10/09 – Quarta-feira

15h30 Foz Cataratas x Vasco da Gama

15h30 Vitória x São Francisco

15h30 Duque de Caxias x Bahia

20h00 Caucaia x Náutico

15h30 Iranduba x Pinheirense

15h30 Ferroviária x São José

11/09 – Quinta-feira

15h30 Centro Olímpico x Avaí

15h30 Botafogo x Portuguesa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá vence o Grêmio e ‘respira’ no Brasileiro Sub-20

A equipe sub-20 do Cuiabá conquistou uma importante vitória...

Cuiabá vence o Amazonas de virada e entra no G4 da Série B

O Cuiabá venceu o Amazonas de virada por 3...
PUBLICIDADE