O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, hoje, o censo experimental do 12º censo agropecuário, florestal e aquícola, que será realizado em aproximadamente 1.052 estabelecimentos agropecuários de Barra do Bugres e Tangará da Serra (165 e 242 km de Cuiabá). A operação segue até 4 de dezembro e faz parte da preparação para o levantamento nacional, previsto para ano que vem.
Nos dois municípios mato-grossenses, os trabalhos incluem a coleta regular de informações sobre os estabelecimentos agropecuários e ações específicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais. Entre as áreas contempladas estão a terra indígena Umutina e a terra indígena Filgueiras.
De acordo com o instituto, o levantamento experimental é a última e mais abrangente etapa de testes antes da realização do censo nacional. Durante a operação, o IBGE avaliará, em condições reais, os procedimentos que serão utilizados na pesquisa em todo o território brasileiro, incluindo sistemas tecnológicos, logística de campo, treinamento das equipes e metodologias de coleta. Além de Mato Grosso, o teste será realizado em São Paulo e no Maranhão.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


