PUBLICIDADE

Nova Mutum institui programa de defesa pessoal e segurança para mulheres

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

Moradoras de Nova Mutum poderão receber capacitação na área de artes marciais, conforme definido este mês, com a implantação do “Programa Municipal de Defesa Pessoal e Segurança Preventiva para Mulheres”. A iniciativa foi instituída pela lei nº 3.005, aprovada pelo prefeito Leandro Félix, e tem como prioridade vítimas de violência doméstica, especialmente as amparadas por medidas protetivas de urgência, e em situação de vulnerabilidade social.

Consta, no documento oficial, que, dentre as diretrizes centrais da ação, estão a proteção à vida, à saúde física e mental e o fortalecimento da autoconfiança feminina, por meio da prática das artes da luta e de técnicas defensivas. Entre as atividades planejadas estão aulas de jiu-jítsu e outras modalidades, com orientações para reconhecer ameaças, neutralizar agressões físicas e buscar rotas de fuga seguras.

A proposta também busca estimular a disciplina, a percepção de risco e a criação de redes de apoio entre as participantes. Para viabilizar as ações, a prefeitura poderá disponibilizar espaços públicos, como ginásios e centros de convivência, para aulas, oficinas e seminários. Também estão previstas parcerias com associações esportivas, academias de artes marciais e profissionais habilitados, mediante os procedimentos legais aplicáveis.

Entidades e profissionais que participarem voluntariamente e sem cobrança poderão receber o certificado honorífico de “Parceiro da Proteção à Mulher”, como reconhecimento pela contribuição à iniciativa. A certificação não conferirá direito a benefícios financeiros ou fiscais, nem preferência em licitações. Todo o processo de regulamentação, bem como a execução geral do programa, ficará a cargo do poder executivo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE