PUBLICIDADE

Presidenciável Flávio Bolsonaro está em Mato Grosso hoje e se reúne com indígenas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) está em Campo Novo dos Parecis e visitou aldeia indígena dos Haliti-Paresi, conheceu a produção agrícola desenvolvida pelas 12 comunidades, conversou com indígenas, caciques e ouviu suas reivindicações. A agenda política foi com o deputado José Medeiros, candidato a senador, e o primeiro suplente e coordenador da campanha presidencial em Mato Grosso, Odilio Balbinotti Filho.

Os Parecis pediram a Flavio a criação do fundo garantidor para facilitar o acesso dos produtores indígenas a financiamentos bancários e foram mencionados principais entraves para liberação de crédito para conseguirem recursos, comprarem sementes, insumos, máquinas e implementos agrícolas. Um dos fatores é que o território indígena não pode ser oferecido como garantia nas operações porque pertence ao governo federal mas os indígenas têm atividades agrícolas no local. A produção é organizada pela cooperativa Haliti-Paresi (CoopiParesi).

Flávio também está conhecendo parte dos produtos cultivados pelos índios como milho de pipoca.

Em abril de 2024, o então presidente Jair Bolsonaro foi à aldeia indígena em Campo Novo dos Parecis, foi recebido com um cartaz de agradecimento, ganhou colares tradicionais e um cocar.

Em instantes mais detalhes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE