Os Jogos Escolares da Juventude, fase regional Norte, começam na sexta-feira (29). Guarantã do Norte irá sediar as competições entre 53 escolas públicas e privadas de 16 municípios da região. Ao todo, serão 149 equipes competindo nas modalidades vôlei, basquete, handebol e futsal, com times masculino e feminino, em busca de uma vaga para a fase final, que definirá os campeões mato-grossenses.
A abertura será às 19h30, no ginásio poliesportivo “Bezerrão” e contará com participação do secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Sinohara, que destaca que uma das mudanças implantadas este ano e que tem gerado resultados positivos é a realização do congresso técnico uma semana antes das competições. De acordo com ele, isso melhorou significativamente a organização e o fluxo de informações. “As equipes chegam para as competições com tudo definido, sabendo onde e quando irão competir, em qual local irão se alimentar e hospedar, além de saber antecipadamente como procurar a organização geral dos jogos”.
A estimativa da organização é que 1,9 mil pessoas participem da etapa Norte, entre atletas, técnicos e dirigentes. Durante os seis dias de competição, 9.500 pessoas devem prestigiar as disputas, que se encerram no dia 03 de junho. As competições ocorrem nas modalidades coletivas, com times compostos por estudantes de 12 a 14 anos (categoria B) e de 15 a 17 anos (categoria A).
Nesta etapa, participam, além da cidade-sede, Apiacás, Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Itaúba, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
O calendário ainda prevê realização de disputas regionais em outras cidades-sede: Jaciara, Nobres, Comodoro, Vila Rica, Mirassol D’Oeste e Aripuanã.


