PUBLICIDADE

Indígena desaparecido há cinco dias é localizado com vida em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A equipe do Corpo de Bombeiros localizou, ontem, um indígena de 25 anos que estava desaparecido na região da Aldeia Tamali Syn, na Terra Indígena Zoró, em Rondolândia (a 1.064 km de Cuiabá), desde o último sábado. A vítima foi encontrada com vida nas proximidades da Aldeia Ipewyrej, na mesma terra indígena.

Os militares foram acionados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e deram início às buscas na quarta-feira (8) após solicitação. Na primeira fase da operação, foram empregados bombeiros militares e um cão de busca, que realizaram levantamentos em campo, coletaram informações e identificaram o último local onde o indígena havia sido visto. A operação foi reforçada com o envio de mais bombeiros e de um segundo cão de busca, ampliando a capacidade operacional das equipes. Ao longo da ação, foram realizadas buscas intensivas em áreas de mata fechada, com o emprego de técnicas de busca terrestre, rastreamento e varredura nas áreas indicadas e em regiões adjacentes.

Além dos dois cães de busca, as equipes utilizaram uma aeronave remotamente pilotada (drone) equipada com câmera termal, o que ampliou a área de cobertura e aumentou a eficiência da operação. Os trabalhos contaram ainda com o apoio de equipes da Funai e de integrantes da comunidade indígena.

A vítima foi localizada por volta das 13h nas proximidades da terra indígena Ipewyrej e, após o resgate, recebeu os primeiros atendimentos com o apoio da secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e, em seguida, foi transportada com segurança para o município de Ji-Paraná (RO), em uma aeronave de asa rotativa da secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE