PUBLICIDADE

Sinop: judiciário amplia ‘circulo de construção de paz’ nas escolas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Tribunal de Justiça informou, hoje, que os Círculos de Construção de Paz têm fortalecido a cultura do diálogo e da convivência respeitosa nas escolas com a participação de professores, gestores e coordenadores e subiu para 760 o número de círculos registrados, baseada na justiça restaurativa, buscando prevenir conflitos e violências, estimula habilidades socioemocionais, como empatia, cooperação, responsabilidade, autocontrole e respeito às diferenças.

Atualmente, 105 professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares atuam como facilitadores da metodologia. A juíza coordenadora da Justiça Restaurativa em Sinop, Débora Caldas, avalia que os facilitadores são os protagonistas da iniciativa. Segundo ela, cada círculo representa uma oportunidade de prevenir conflitos, combater o bullying e fortalecer vínculos, contribuindo para formar uma geração mais preparada para o diálogo e para a construção da paz.

O juiz coordenador do Cejusc Sinop, Cristiano Fialho dos Santos, avalia que a justiça Restaurativa amplia a atuação do Judiciário ao levar a cultura do diálogo para o ambiente escolar, fortalecendo a convivência e promovendo relações mais saudáveis.

A assessoria do tribunal informa também que os impactos também são percebidos pelos professores facilitadores. Carmen Inês Botton, da Escola Estadual Rosa dos Ventos, avalia que os círculos oferecem aos estudantes um espaço seguro para serem ouvidos, fortalecendo a empatia, a comunicação não violenta e a resolução pacífica de conflitos. Na escola municipal Aleixo Schenatto, Djordana Cecília Bombarda destaca que a metodologia melhora as relações entre os alunos e favorece a aprendizagem.

O programa é realizado em parceira com a secretaria municipal de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE