O Ibama autorizou a contratação de brigadas federais temporárias para reforçar a prevenção e o combate a incêndios florestais em diversos municípios de Mato Grosso. De acordo com o documento, as equipes terão composições variadas conforme a necessidade de cada localidade. Em Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Tangará da Serra, serão contratados 22 brigadistas em cada. Em Brasnorte e Conquista do Oeste, são 13 previstos, sendo um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e dez brigadistas. Já em Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Querência, São Félix do Araguaia e São José do Xingu, serão contratados 15 profissionais por cidade. Em Cáceres e Colniza, o número será de 29 profissionais em cada.
Além das brigadas operacionais, o Prevfogo foi autorizado a contratar agentes federais de informação, com vagas destinadas a Cuiabá e Barra do Garças, além de três chefes de esquadrão e 22 brigadistas voltados à queima prescrita em todo o Estado (em cidades não definidas). Também estão previstas nove vagas para supervisores estaduais de brigadas, com contratos de até um ano, podendo ser prorrogados por mais dois. A portaria também prevê a instalação de brigadas especializadas de pronto emprego em Serra Nova Dourada, com capacidade ampliada para resposta rápida a focos de incêndio.
A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União e permite que o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) amplie a atuação em regiões consideradas estratégicas durante o período de maior risco de queimadas, que deve ocorrer a partir do mês que vem com o início do período de estiagem.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


