A usina hidrelétrica de Colíder deixou oficialmente o estado de alerta e retornou ao estado de atenção, informou, hoje, em nota ao Só Notícias, a Axia Energia. Com isso, a empresa vai iniciar, na próxima segunda-feira (23), o reenchimento do reservatório. O procedimento foi autorizado pelos órgãos competentes depois da análise do plano de ação apresentado pela empresa.
De acordo com a assessoria, “o reenchimento será conduzido de forma gradual e controlada, com limite de 25 centímetros por dia, seguindo lógica adaptativa e priorizando a segurança das pessoas, do meio ambiente e do empreendimento”. O processo inclui monitoramento permanente da qualidade da água e da fauna aquática e terrestre, além de comunicação com as comunidades locais.
Mesmo com a mudança de situação, o monitoramento continuará e trabalhos complementares serão feitos com o objetivo de restabelecer a usina ao nível de segurança “normal”, conforme o comunicado. A companhia ainda recomendou que barcos, flutuantes e materiais próximos ao rio continuem a ser guardados adequadamente e que moradores continuem acompanhando os comunicados oficiais.
Conforme Só Notícias informou, em agosto do ano passado, após identificação de problemas em alguns drenos, a segurança da usina passou do nível de “atenção” para o de “alerta”, o segundo mais grave após o de “emergência”, que caracterizaria possível colapso. Intervenções recomendadas por equipes de engenheiros foram executadas e concluídas em dezembro. Desde então, foram realizados novos testes e monitoramentos específicos para avaliar a adequação das medidas adotadas, “que agora se confirmaram eficazes”, de acordo com a assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


