O resgate de um ouriço-de-cauda-longa (Coendou longicaudatus) foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, hoje de manhã, nas dependências de uma construtora, próximo ao bairro Parque das Américas. Não houve registro de incidentes envolvendo o contato com o animal.
De acordo com os militares, o roedor se encontrava agarrado no madeiramento do telhado. Mediante uma vara de captura, equipada com rede, ele foi retirado sem complicações. Já na verificação preliminar, foram constatados ferimentos na região das costas.
Os bombeiros enviaram o animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para os procedimentos de reabilitação e soltura adequados. A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF) detalha que a espécie pode chegar a medir 50 cm e pesar aproximadamente 1 kg.
Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como uma espécie de quinto membro, ajudando-o a escalar superfícies. O cauda-longa incide em todo o país, com exceção do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Diferentemente da visão popular, a organização destacou que, quando ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curva o corpo, para tentar proteger a cabeça e outras partes vitais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


