O artista plástico Masanobu Kazurayama, sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, faleceu, ontem, em Cuiabá, aos 86 anos. Ele foi mestre do curso de pintura do museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, onde ajudou a formar diversas gerações de artistas. No museu do Morro da Caixa d’Água Velha, realizava exposições anuais com pinturas retratando paisagens do Japão, do Canadá e do Pantanal, muitas vezes em parceria com alunos. Sua técnica era descrita como “refinada”, sempre preservando traços nipônicos e incorporando elementos da estética pantaneira e cuiabana.
Masanobu chegou a Mato Grosso em 1961, como parte da onda migratória de japoneses no Estado a partir de 1953, que contribuiu consideravelmente para a cultura de cidades antigas como Cuiabá e Várzea Grande e ajudou a criar novos municípios como Araputanga e Pedra Preta.
O artista era de uma família de hibakushas, como são conhecidos os sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Lançada pelos Estados Unidos em 9 de agosto de 1945, a bomba de Nagagasaki provocou devastação imediata, com dezenas de milhares de mortes instantâneas e a destruição de grande parte da cidade, ajudando a acelerar o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Segundo dados oficiais do governo do Japão, ano passado, restavam menos de 100 mil sobreviventes da catástrofe espalhados pelo mundo. Uma destas testemunhas, Masanobu, ao migrar para Mato Grosso, “construiu uma trajetória marcada pela superação, pelo trabalho e pelo amor à arte”, de acordo com a prefeitura.
O prefeito Abílio Brunini (PL) publicou nota de pesar. “Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos, alunos e admiradores, reconhecendo a importância de sua trajetória para a história cultural de Cuiabá. Seu talento, sensibilidade e compromisso com a arte permanecerão vivos na memória da cidade e nas obras que eternizou”.
O artista foi sepultado, ontem à noite, em Cuiabá.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


