O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), confirmou, ontem, que pode voltar a receber novos animais. A licença foi reestabelecida pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) ao constatar que não há risco à saúde dos elefantes.
Em nota, o santuário destacou que a “decisão reforça a capacidade técnica do nosso trabalho e valida a transparência e a ética que orientam, diariamente, todas as nossas práticas e procedimentos. Sempre atuamos com responsabilidade, compromisso com as autoridades competentes e respeito absoluto aos protocolos exigidos. Com isso, seguimos aptos a cumprir nossa missão: acolher elefantes e oferecer a eles uma vida mais digna, com bem-estar, cuidado especializado e um ambiente seguro”.
A suspensão cautelar havia sido emitida em dezembro pela secretaria, motivada pela investigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a morte das elefantas africanas Pupy, de 35 anos, e Kenya, de 44 anos, no santuário, no ano passado.
O SEB é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco, oferecendo-lhes o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro.
Atualmente, o recinto possui cinco elefantas asiáticas: Bambi, Maia, Guille, Mara e Rana.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


