Alta Floresta vive um momento de consolidação e crescimento do setor empresarial. Com 9.320 empresas ativas, das quais 94,1% são classificadas como pequenos negócios, o município adota uma nova estratégia para fortalecer ainda mais esse cenário. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae), em parceria com a prefeitura, lançou o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), que oferece consultorias gratuitas para atender às demandas reais dos empresários locais, com orientação técnica, ferramentas práticas e estratégias que contribuam diretamente para o aumento da competitividade e dos resultados. O PDE oferece justamente esse suporte técnico, com orientação personalizada e prática, para que ele organize processos, fortaleça as vendas e se posicione melhor no mercado, especialmente no ambiente digital.
Atualmente, Alta Floresta tem 3.345 microempresas, 575 empresas de pequeno porte, 532 empresas de médio e grande porte e 4.500 microempreendedores individuais (MEIs). Nos últimos cinco anos, registrou, em média, 616 novos negócios – dado que demonstra dinamismo e reforça a necessidade de suporte técnico para garantir sustentabilidade e crescimento.
Entre os segmentos com maior participação nas empresas ativas estão Casa e Construção (15,09%), Saúde e Bem-Estar (10,29%), Moda e Confecção (7,09%), Setor Automobilístico (7,09%), Logística e Transporte (6,89%) e Serviços de Alimentação (6,49%). É nesse contexto que o PDE surge como uma ferramenta estratégica.
O programa oferece duas modalidades de consultoria – Vendas e Marketing Digital -, com 20 vagas para cada área. O empresário poderá escolher a opção que melhor atende às necessidades do seu negócio. As vagas são gratuitas. A consultoria de vendas inclui 8 horas de atendimento, presencial e on-line, com foco na melhoria de processos comerciais, na definição de estratégias e no aumento dos resultados. A de Marketing Digital contempla 16 horas de atendimento, também em formato híbrido, com foco na ampliação da maturidade digital das empresas, no fortalecimento da presença on-line e na qualificação dos canais de vendas.
Para o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Emanoel Marcos da Silva, a parceria fortalece o ambiente de negócios da cidade e estimula o crescimento sustentável. “Alta Floresta tem uma base empresarial forte, predominantemente formada por pequenos negócios. Quando oferecemos qualificação e acompanhamento técnico, ampliamos as chances de sobrevivência e expansão dessas empresas. Essa parceria com o Sebrae Mato Grosso é estratégica porque cria uma rede de apoio concreta ao empreendedor e impulsiona o desenvolvimento econômico local”, afirma o secretário.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


