domingo, 8/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Laboratório central de Mato Grosso realizou em 1 ano mais de 300 mil análises

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) realizou, entre janeiro e dezembro de 2025, 349 mil análises laboratoriais, contemplando exames essenciais para a saúde pública no Estado. As análises abrangeram áreas estratégicas como biologia molecular, imunologia, entomologia, micobacteriologia, bacteriologia, micologia, além das ações de vigilância ambiental e sanitária, com análises de qualidade da água e de alimentos.

Foram feitas ainda análises de controle de qualidade de lâminas (tuberculose, hanseníase, leishmaniose, malária e doença de Chagas), bem como análises voltadas ao controle da qualidade dos exames citopatológicos do colo do útero. De acordo com a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, os resultados expressivos do laboratório, ainda segundo a gestora, refletem o compromisso institucional com a excelência técnica, e consolidam a unidade como referência estratégica para a saúde pública no Estado, com impacto direto na vigilância, assistência e na tomada de decisões.

O ano de 2025 foi marcado por grandes desafios, mas também por importantes conquistas. Ao longo do ano, o laboratório avançou em processos de qualidade, ampliou a produção de análises, fortaleceu a capacitação da rede estadual, recebeu e manteve acreditações e concluiu a mudança para a sede definitiva, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados”, destacou.

Ainda no ano passado, o Lacen ampliou o escopo analítico do laboratório de genética, com a implementação de uma nova análise (monitoramento de metotrexato – MTX), voltada a doenças raras, essencial para o acompanhamento terapêutico de pacientes oncológicos do Hospital do Câncer de Mato Grosso. Também foram implantadas novas análises no laboratório de biologia molecular, na imunologia e no laboratório de microbiologia de água e alimentos.

O Lacen ampliou também sua atuação por meio de projetos estratégicos e articulações interinstitucionais que fortalecem a saúde pública e a capacidade de resposta do Estado. O Projeto Navio, em parceria com a Fiocruz e a Marinha do Brasil, atuou na ampliação do acesso às ações laboratoriais em áreas de difícil acesso geográfico, contribuindo para o diagnóstico oportuno e o monitoramento de agravos em populações ribeirinhas e regiões remotas.

 A participação do Laboratório no projeto Pai Presente, do Tribunal de Justiça (TJ-MT), manteve-se como importante ação de apoio ao sistema de Justiça na efetivação do direito à identidade civil e ao reconhecimento de vínculos familiares. Já a parceria com o Instituto Butantan fortaleceu iniciativas voltadas à vigilância laboratorial e ao monitoramento das variantes circulantes para vírus respiratório e arbovírus, bem como ao desenvolvimento técnico-científico, ampliando a integração do Lacen com centros de referência nacional.

No ano passado, o Laboratório firmou um termo de cooperação com o Laboratório Forense da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para a realização de análises laboratoriais de metanol, substância associada a eventos de intoxicação e risco à saúde pública. Outro destaque em 2025 foi o Conexão LAB, uma série composta por oito episódios para debater temas de relevância para a vigilância laboratorial, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de práticas e o fortalecimento da comunicação entre o Lacen e os serviços de saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define medidas emergenciais para crescimento de dengue

A secretaria municipal de Saúde promoveu, ontem, reunião técnica...

Retomada vacinação antirrábica no centro de endemias em Sinop

A secretaria de Saúde retornou esta semana a vacinação...

Unidade de Coleta abre neste sábado em Sinop para doações de sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT),...
PUBLICIDADE